Pular para o conteúdo

O sulco de um Vinil…

23/03/2010

Depois de escrever bastante aqui sobre as diferenças entre analógico e digital e como essa conversão é feita (posts: Vinil, CD, MP3… Parte 1 / Parte 2 / Parte 3), queria explicar o que é, fisicamente, o sulco de um vinil.

O sulco é a gravação física do som no vinil. É minúsculo, extremamente delicado e muito preciso (se levarmos em conta a época de sua criação e como é feito). É dele que depende o som que sai do vinil… em outras palavras: ele é a representação analógica das ondas gravadas na fita master (final) de cada música.

Muitas coisas no sulco determinam o som que é gerado quando colocamos o vinil pra tocar: suas imperfeições, quão fundo ele é, quão largo ele é, a velocidade que foi “cortado”, etc etc etc. Isso determina, por exemplo, a amplitude do som, se é mais grave, mais agudo, se há uma perda de freqüências graves ou agudas, e mais mil coisas que não valem ser ditas aqui.

Fato é que, quando ví a imagem abaixo fiquei impressionado. Ela é um sulco de vinil ampliado mil vezes. Para um apaixonado e nerd como eu, é uma foto linda (valeu Diogo Rodrigues!!).

Bem, era só isso, por hoje…

Em breve, um post sobre MIDI, e como ele é injustiçado.

Abraços!

One Comment leave one →
  1. Natália Gonçalves permalink
    23/03/2010 15:30

    Meu, que foda essa foto (e o post tb, mas a foto conquistou o coração). Ah, escreve logo sobre MIDI, curiosidade forte aqui!

Deixe um comentário