Skip to content

Vinil, CD, MP3…. (Parte 1)

08/10/2009

Vinyl CD

Olá, galerinha, tudo bom??

Hoje vou entrar numa questão um pouco mais técnica de áudio pra tentar explicar um pouco melhor o que muita gente já ouve, literalmente: a diferença entre o MP3, o CD (ambos digitais) e o vinil (analógico).

Quase todos sabemos que, em ordem de qualidade sonora, temos a cadeia Vinil -> CD -> MP3. Ok, alguns podem preferir a clareza e afiação do CD, porém, é interessante entender porque o vinil é tão adorado.

Pra começar isso tudo, é importante explicar primeiro: o que significa ser analógico? Bem, a palavra vem do adjetivo “análogo”, que significa idêntico, extremamente semelhante. Assim sendo, quando falamos que o vinil é analógico, dizemos que ele é idêntico à algo. Mas idêntico ao que? E aí está a questão: à gravação original.

No vinil estão gravadas cópias exatas (ou extremamente próximas) das ondas geradas na masterização (que seria, de forma simplificada, a finalização) de uma música. Assim sendo, depois de tudo gravado, mixado, etc etc etc; um engenheiro de som masteriza isso tudo e o resultado disso é uma tape master, que será reproduzida em vinis.

Assim sendo, o vinil é um meio que transmite ondas (sons) análogos àqueles das gravações. E essa é a grande diferença.

Ta, ok, mas, o CD e o MP3 não são exatas reproduções das gravações? Por incrível que pareça, não. Exatamente por serem digitais.

O que acontece quando fazemos a transformações analógico -> digital, é transformar ondas eletromagnéticas (que eram acústicas e foram gravadas em fita), em representações digitais das mesmas, fazendo com que elas sejam, nas verdade, combinações binárias de 1s e 0s (assim como toda informação digital).

Mas, bem, isso é uma história pra segunda parte desse artigo, ok?! Prometo que sai em breve…

Comentem e perguntem. Discordem. Dêem infos e opiniões. O que eu puder ajudar, farei.

Abraços!

(Edit: as continuações desse artigo já estão no ar: Parte 2Parte 3)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: