Skip to content

Descobrindo novos artistas no iPad

15/08/2011

Olá, pessoal, tudo bom?

Resolvi escrever um artigo sobre aplicativos de música para iPad. Desde de que comprei um, há uns 3 meses, tenho descoberto muita coisa boa que acho que deveria ser compartilhada com quem pode acessar essas maravilhas. Para quem não pode ainda, fica um estímulo (mais um?!) para comprar uma coisa que tem cada vez mais substituído meu laptop no dia a dia.

Divido esse post em duas partes: apps para ouvir e descobrir músicas, e outros para, literalmente, fazê-la.

Bora começar?

Aweditorium: um dos meus prediletos. Imagine uma parede gigantesca e sem fim de fotos de bandas. Imagine que, ao passar o dedo por ela, você pode escorregar para os lados, cima e baixo. Agora, pense que você gostou de uma das fotos: clique nela e conheça a banda. Simples assim. Uma música começa a tocar, enquanto infos sobre o grupo aparecem na tela em forma de balões. Alem disso, no canto inferior direito, você tem acesso a outras músicas do grupo, pode compartilhar aquilo no Facebook ou Twitter, e comprar os álbuns no iTunes. Único defeito: não há como marcar os favoritos…. gostou, marque o nome em algum lugar, pois é bem capaz de não acha-la mais.
Hitlantis: quer conhecer bandas totalmente desconhecidas do grande público? De países estranhos? Cantando em línguas esquisitas, algumas vezes? Esse é o app pra você. A interface é simples: uma tela infestada de círculos de diferentes tamanhos e cores. Cada cor representa um estilo, e cada tamanho o número de fãs. Dê um zoom em algum lugar (da forma clássica do iOS – usando dois dedos no “pinch”). Clique na banda: você pode ouvir uma música, compartilhar em redes, salvar como favorito ou tornar-se fã. Simples.

Discovr Music: sim, é assim que se escreve, sem o “e”. Também um dos meus favoritos. Cansou do que você tem ouvido, mas quer manter o “estilo” da discografia? Esse é o app. A pagina principal é boba, de tão simples: um campo para digitar o nome de um artista ou banda. Depois, só clicar em buscar. Pronto. Umas das mais legais interfaces se abrem pra você: a banda buscada num círculo central, e outras que são similares, em círculos ao redor, conectados à principal. Quer conhecer uma banda das conectadas? Duplo clique nela. Abra-se uma página com vídeos do YouTube, uma pequena biografia e outras informações. Se der um clique simples, abre-se outra re de bandas, e assim por diante, formando uma grande rede de  interconexões. Obviamente, nem todos concordam com o que o programa indica como artistas relacionados… mas eu considero isso um problema menor.

SoundHound: que tal um programa que “ouve” a música que você está ouvindo, e te diz o nome, o artista, o álbum, etc etc etc? Já me salvou diversas vezes quando estava ouvindo ao rádio, não sabia o nome da música e não queria esperar o mala do locutor me dizer.  Um programa muito útil, especialmente para iPhone.

Bem, é isso, logo mais escrevo sobre programas para fazer música no iPad.

Abraços!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: