Skip to content

Optic Yellow Felt – OYF

11/06/2011

Após quase 1 ano ininterrupto de trabalho, o disco de estréia da OYF saiu. Disco é mesmo a palavra mais apropriada para designar um trabalho que resgata uma qualidade musical e tem apreço aos detalhes como pouco se vê hoje, neste cenário gélido da música na ultima década.

Claro, posso estar sendo tendencioso, afinal trabalhei como 2º engenheiro de gravação e engenheiro de mixagem no álbum, alem de acompanhar de perto todo o processo de masterização. Pensando por um outro lado, posso simplesmente estar tendo um acesso privilegiado ao processo criativo, o que me faz julgar o resultado um pouco melhor. Mas, quem vai decidir isso são vocês, se ouvirem o disco, de nome Optic Yellow Felt.

Em termos musicais, posso dizer que é um álbum bastante diferente de tudo o que se tem ouvido por aí. Claro, isso pode parecer o “lugar comum” de qualquer resenha paga, mas na verdade simplesmente expressa o que quase sempre ouço de pessoas que vem me parabenizar pelo trabalho feito. A mistura de rock com psicodelia e jazz aqui e acolá, formou um som que prima pela qualidade melódica das frases, e que tenta formar um sentido completo entre os passeios de um instrumento ao outro, trabalhando muitas vezes com o conceito de “pergunta e resposta” que sempre ouvimos em discos de jazz e blues.

Essas idéias que se encontram em um ponto comum advém da troca de experiências entre seis músicos que compõe a banda, e que tocam diversos e diferenciados instrumentos: banjo, bandolim, sanfona, flauta, sax, clarinete, piano, etc etc etc. Essa possibilidade de explorar e somar sons distintos, e de poder contar com ferramentas várias, resultam na capacidade de conseguir materializar qualquer som que vêm à cabeça dos músicos. Quando juntamos isso a sintetizadores e efeitos diversos de delays, reberbs e reversos… bem, ouça e complete a frase você mesmo.

Isso tudo somado à efervescência criativa de todo álbum de estréia de qualquer banda que mereça ser ouvida (e a OYF é uma delas, seja pela qualidade musical, seja pelo compromisso com o novo), faz com que disco seja um dos melhores que ouvi nos últimos tempos e tenha grande orgulho de ter feito parte.
O site da banda é: http://www.oyf.com.br/. E também, no iTunes.

Abraços!

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Mario Lucio permalink
    17/06/2011 10:16

    Simplesmente perfeito o “disco” e o texto expôs isso muito bem.

    Premissas:
    1º Efervescência criativa
    2º álbum de estréia banda que mereça ser ouvida

    Conclusão:
    – OYF é uma delas pela qualidade musical

    Parabéns pelo texto e por ter feito parte do projeto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: