Skip to content

Beggars Banquet e o varispeed…

14/05/2010

Queria começar a contar algumas das curiosidades sobre produções que ando ouvindo por aqui, no meu curso, de gente que trabalhou ou conhece gente que trabalhou em alguns projetos que tem histórias, no mínimo, bem interessantes.

São coisas que pouca gente sabe (algumas talvez não sejam tão pouco conhecidas), mas sempre tem alguma coisa a ver com a gravação, mixagem ou masterização de algum álbum ou musica que conhecemos e são famosas na maioria das vezes.

Começo contando uma história curta, mas curiosa, sobre um ótimo álbum dos Stones, chamado Beggars Banquet. Lançado no final de 68, dezembro, precisamente, é um disco que traz músicas ótimas como Sympathy for the Devil, No Expectations, Street Fighting Man, Stray Cat Blues, entre outras…

E se você já tentou tocar junto com esse disco, pode ter reparado que é um pouco difícil acertar a afinação… tudo parece um pouco mais grave. E parece, simplesmente por que é!

Sim, por um erro de masterização (provavelmente alguém esqueceu o varispeed ligado durante o processo – boa época de sexo, drogas e rock’n’roll), a master tape de Beggars Banquet foi lançada um pouco mais lenta, fazendo as notas ficarem mais graves: gravações analógicas, quanto mais lentas são tocadas, mais grave o audio é reproduzido… e vice-versa.

O mais maluco disso é que, por algum motivo que eu não consigo pensar, isso só foi notado depois de algumas milhares de unidades vendidas! Então, bem… as coisas ficaram do jeito que ficaram: com o álbum quase 30 segundos mais longo que o original.

E não é que, após quase 34 anos, foi lançada uma nova versão remasterizada do álbum (em CD/SACD e Vinil) com a velocidade “real”, correta, La = 440Hz, etc etc etc.

Bem, é isso… daqui alguns dias, conto mais uma pra vocês…

Se alguém conhece alguma e quer compartilhar, me escreva um email. Publico aqui no blog, dando o crédito, é claro!

Abraços!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: