Skip to content

De Pernambuco para o Mundo

26/11/2009

O último podcast me deixou numa vontade louca de falar um pouco mais de Pernambuco e seus músicos. Infelizmente, só ouvimos falar da Bahia (claro que a Bahia tem músicos fora de série, Caetano, Gil, João Gilberto…), mas nas ladeiras de Olinda muita coisa boa e original surgiu. O universo musical desse estado é amplo demais para ser discutido num blog, mas para se ter uma noção da história “recente” da música pernambucana basta se conhecer três nomes: Luiz Gonzaga, Alceu Valença e Chico Science.

O primeiro é um nome mais que conhecido por qualquer brasileiro (mesmo aqueles que não tem nenhum interesse por forró, baião e outros gêneros nordestinos, sabem quem é o grande mestre). Luiz Gonzaga nasceu em 1912, em uma cidadezinha chamada Exu. Seu pai, Januário, foi quem o ensinou a tocar o acordeão e foi com esse que Gonzagão popularizou um gênero tão nordestino chamado baião. Considerado um dos primeiros grandes artistas da MPB, nunca, em seus vários anos de carreira, perdeu o prestígio e sua canção Asa Branca, composta em 1947, figura entre uma das mais emblemáticas e importantes manifestações artísticas brasileiras (Caetano fez uma versão um tanto perturbadora de Asa Branca no lendário Phono 73, mas isso fica pra outro post). Foi esse pernambucano pé rachado que fez não só o seu estado, mas o Nordeste ser reconhecido e conhecido pelo resto do Brasil.

Paro por aqui, porque um post só para um estado grandioso como esse não é o suficiente, logo volto com mais, falando do lado rock’n’roll do cangaço musical brasileiro.

Até a próxima.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Martim Zveibil permalink
    01/12/2009 12:55

    Boa!!! Gostei! Luiz Gonzaga é demais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: