Skip to content

O metrô de NY e seus músicos…

21/11/2009

Junto com sons bastante altos, agudos e graves, metálicos, com trens passando, pessoas correndo, atrasadas, e mil caminhos a seguir; há músicos surpreendentemente bons tocando no metrô de NY.

Pra quem mora aqui faz tempo, não parece ser algo que surpreenda, nem que valha à pena a atenção; mas pra pessoas como eu, novas na cidade, e turistas, é algo muito legal de se ver.

Pelas minhas manhãs (indo pra minha faculdade) e cair das tardes (voltando dela), já encontrei alguns músicos que valeram a pena perder o trem pra ver.

Um deles, um japonês com uma barbicha à lá Sr. Miagui, parecendo um hippie, toca um violão bem surrado, com um captador de contato bem meia boca e um ampli que não tem marca. Mesmo assim, ele consegue tirar um som lindíssimo de slide guitar, tocando sempre blues improvisado. Vou dizer que há muito tempo não via alguém improvisar blues tão bem…

Outro que me surpreendeu foi um senhor, cego de um olho, que toca um bluesy jazz (também na base do improviso) que é de dar inveja à muito músico famoso que acha que toca guitarra… aliás, esse senhor dá um banho em alguns que vejo tocando em bares de jazz de Sampa. O jeito dele tocar é completamente displicente e faz parecer que fazer aquilo é fácil como passar manteiga no pão, sendo que na verdade é mais difícil que projetar uma ponte suspensa.

Isso sem contar os inúmeros grupos de três, quatro, cinco vocais à capella, que cantam inúmeras músicas (em geral dos Beatles), e que faz você ficar meio bobo com o controle vocal dos caras: não desafinam, conseguem soar mais alto que um trem em movimento (normalmente eles se apresentam dentro do vagão), tudo bastante sincronizado, e ainda se equilibram pra não cair…

O problema é que isso tudo está ameaçado. Segundo ando ouvindo por aqui, a prefeitura e a MTA pretendem dar um jeito de tornar isso ilegal, e fazer a polícia fiscalizar a coisa toda.

Espero que não dê certo…

Abraços!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: