Skip to content

Luiz Melodia, Pérola Negra

01/11/2009

Luiz Melodia é um dos grandes intérpretes da MPB, fato. Fato também que teve o “azar” de pertencer a mesma geração que monstros da MPB como Caetano, Gil, Benjor, Chico Buarque e Milton Nascimento, o mercado estava saturado e viciado em um estilo de MPB (sim, todos os monstros são diferentes entre si, mas pertenciam, no fundo, a mesma turma). Vindo de um morro carioca era esperado que Melodia fizesse samba (escolha óbvio para negros cariocas cheios de suingue), mas é nisso que ele se destaca, seu álbum de estréia (e de longe o melhor e mais influente) traz não só samba, mas também baião, rock e MPB “clássica”.

O álbum de estréia de Melodia, “Pérola Negra” é um marco na MPB. Gravado em 1973, diferentemente dos demais álbuns da época, se preocupa mais com a “rebeldia” musical, do que com a subversão política. Pouco antes de ser “descoberto, Melodia servia o exército, quando por sorte, um dia no morro, foi visitado por Waly Salomão, Torquato Neto, e nada menos que a rainha da Tropicália, Gal Costa. Gal se apaixonou pela música “Pérola Negra” e a incluiu no repertório do seu show histórico “Gal a todo vapor”. A letra foi feita inspirada na irmã linda de um amigo e em um homossexual conhecido no Rio que atendia pelo nome de Pérola Negra. É linda, linda e linda.

Quanto a sua diversidade musical, Luiz Melodia diz o seguinte:

“Não havia barreiras, não! Era essa diversidade o que eu ouvia no rádio. Quando menino, eu acordava com a Hora Sertaneja para ir à escola. Ouvia isso todos os dias. O rádio era o meio de comunicação mais comum nos morros, todo mundo tinha um, pelas vielas todo mundo estava ouvindo. Ao meio-dia, a gente ouvia as músicas que estavam nas paradas de sucesso. Isso foi marcante pra caramba”

Da capa aos shows, “Pérola Negra” revolucionou a cena musical brasileira, mostrando que negro não é só samba e música não é só protesto, é sonoridade e sentimento. Fica a dica, para aqueles que gostam de letras melodiosas e músicas cheias de história.

Até a próxima.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Marcos Tadeu permalink
    18/12/2009 12:04

    Parabéns Natália!!!

    É a primeira vez que leio um comentário tão fiel do que é e representa esse GÊNIO da música brasileira (Luiz Melodia).
    Ele é um raro “Mix” de Voz, letras e sem fazer trocadilhos… melodia.

    Abs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: