Skip to content

Hubert Sumlin, o mestre do blues!

21/07/2009

Confesso que hoje em dia não ouço muito blues. Durante um período de cerca de 5 anos fui obsessivo pelo estilo. Pesquisei, descobri e aprendi muita coisa naquele período, e assim como o próprio blues acabei aos poucos incorporando o rock and roll. Toco guitarra numa banda de blues, e para isso estudei (e ainda estudo) o jeito de tocar de grandes guitarristas. Existem grandes lendas como BB King, Eric Clapton ou Duanne Allman. Porém existe um grande mestre que pouco se lembram, e ele com certeza é um dos guitarristas mais influentes da história da música. O nome do mestre? Hubert Sumlin.

c4ab19626c4a721a2fc444b0f7023aa3_large

Ainda vivo, hoje ele é um velhinho simpático. De fala mansa, chapéu, óculos e paletó, Hubert é um dos poucos mestres originais do blues ainda vivos. Ele estava lá quando tudo aconteceu, e aos 78 anos continua tocando sua Fender Stratocaster noite a dentro.

Nos anos 50’s, auge do Blues de Chicago em época que Muddy Waters e a Chess Records começavam a criar uma sonoridade que seria referência até hoje, Hubert era a guitarra que acompanhava a voz de ninguém menos que Howlin Wolf. Juntos criaram clássicos do blues e do rock and roll como Killing Floor, Spoonful, Smokestack Lighting e Little Red Rooster entre MUITOS outros. Mal sabiam que 10 anos depois, essas mesmas músicas fariam a cabeça da garotada inglesa, e que elas fariam parte do repertório de bandas como Rolling Stones, Led Zeppelin & Jimi Hendrix.

Naturalmente Hubert Sumlin não é um guitarrista virtuoso como Joe Bonamassa, e nem ao menos tenta ser um como é o caso de Buddy Guy. E nem mesmo é um guitarrista de grandes solos, porém os acordes, riffs e arranjos criados por ele são absolutamente indispensáveis quando o assunto é guitarra-blues. Seu timbre é limpo e magro, e seu jeito de tocar funky e pausado, único!

Acompanhou Howlin Wolf até sua morte em 1976, seguiu em carreira solo e tocou com todo mundo. De Carl Perpkins a Gov’t mule. Em seu site, existe a informação que um novo album solo deve sair, com a participação de ninguém menos que Eric Clapton, Levon Helm e Keith Richards, tocando Muddy Waters! Não vejo a hora de ouvir isso!

Vale conferir o site do mestre:
www.hubertsumlinblues.com

Ouvindo Stevie Ray Vaughan (In the Begining) – Shake for Me (Howlin Wolf cover, totalmente Hubert!).

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 21/07/2009 17:35

    Hubert Sumlin não é apenas um guitarrista que fez parte do movimento Chicago Blues. O bom velhinho é um capítulo a parte na história. Pra mim é uma grande inflûencia. Altamente elegante ao tocar sua guitarra ! Vale a pena e muito conhecer os trabalhos que ele participou. Ele é a referência máxima da famosa frase que diz que : “Menos é Mais”.

    Bela lembrança Társio !
    Grande ABraço

  2. Fernando Bernardino permalink
    21/07/2009 23:00

    Muito bom!
    Veio bem a calhar pois ultimamente tenho ouvido bastante os sons dele.
    Aguardo o próximo post!

    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: