Skip to content

Levon Helm – A lenda viva

10/07/2009

Após conhecer The Band, Eric Clapton resolveu largar o Cream. All The Things Must Pass, o primeiro disco solo de George Harrison também tem influências claras da The Band. Ali existia uma música muito especial, moldada sobre os pilares do que mais tarde seria o “folkrock” e que ia muito além da psicodelia do rock nos anos 60 ou do virtuosismo instrumental. As grandes canções de Robbie Robertson ganhavam vida junto ao talento de Rick Danko, Richard Manuel, Garth Hudson e Levon Helm. Talento esse que era tão grande também pois The Band foi a banda que acompanhou Bob Dylan quando ele eletrificou sua música, e que com certeza aprenderam muito com Bob em seu auge. Levon foi baterista e um dos vocalistas da banda, e cantor de grandes músicas como Up on Cripple Creek, The Weight e uma das minhas músicas prediletas de todos os tempos: The Night They Drove Old Dixie Down. Levon Helm é uma lenda viva.

Levon Helm

Uma lenda viva por muito pouco é verdade, pois em 1998 foi diagnosticado com cancer na garganta, e ao retirar o tumor ele precisou reaprender a falar, e também a cantar. Naturalmente que hoje a sua voz não tem a mesma voracidade, e nem a mesma afinação, mas mesmo assim Levon não conseguiu parar. A The Band não existe mais (visto que Richard Manuel se suicidou durante a tour de reunião da banda) e acredito que Robbie Robertson e os outros integrantes não se entendam mais, mas Levon continuou e continua fazendo música, tanto que em 2009 lançou o ótimo Electric Dirt. É emocionante o relato dele para a TV CBS, programa Eye to Eye With Katie Couric. Um senhor frágil, honesto e feliz com uma nova chance que a vida lhe deu, e pelo prazer de continuar fazendo música.

Como registro, fica o filme produzido por Martin Scorsesse “The Last Waltz”, que foi o concerto de despedida da The Band e todo mundo estava lá. Bob Dylan, Neil Young, Muddy Waters, Ringo Starr, Eric Clapton entre diversos outros. Ésse documentário é obrigatório, um marco na história da música moderna. E a música produzida pela The Band naquela noite é magnífica…

Para saber mais sobre The Band, leia o ótimo texto abaixo:
http://www.beatrix.pro.br/mofo/band.htm

¶ Ouvindo The Band – Night The Drove Old Dixie Down (Live at The Last Waltz). Versão linda de chorar.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 10/07/2009 15:43

    Que que eu posso falar ? Alguns caras deveriam permanecer vivos eternamente. Pra manter o exemplo “vivo” do que é fazer música de verdade.
    Agora não sei quem foi que aprendeu mais com quem…Bob ou The Band ? Bela troca de conhecimentos. E belo Texto man !!

    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: