Skip to content

Still M.J.

29/06/2009

Pop music, já diz o rótulo. É uma música tocada (e muitas vezes feita) para as massas, para um grande alcance popular.

Não vou me alongar muito em falar sobre a importância do Rei do Pop na história da música. Acredito que basta dizer que ninguém tem maior influência na música POPular mundial do que ele. Nem mesmo os Beatles, afinal o Rock and Roll não é (mais) uma música para as massas.

Entre os artistas que sempre estão no topo das paradas, os de principal destaque são os de R&B (eu sinceramente não vejo nada de Rhthmyn & Blues em Kanye West, Justin Timberlake ou Beyonce). Jay Z é o chefão da música POP, e Farrell é “O” produtor dos sonhos, como Quincy Jones já foi algum dia.

A música Pop moderna tem uma influência direta da cultura Rap e Hip-Hop (sendo que acho que da escola original do Rap sobrou apenas o 50 Cent). A atitude é de serem Bad Boys. Os arranjos são calçados no groove eletrônico, nos arranjos e backing vocals, e o som cru dos instrumentos geralmente se perde em meio a tantos recursos eletrônicos.

É isso o que vende e dá dinheiro para a indústria da música hoje. E esse formato foi criado em 1982 no album Thriller. Nele a música funky & soul dos negros dos EUA serviu de base para uma série de revoluções (musicais e visuais) que vigoram até hoje. E a música de Michael Jackson criou quase tudo isso, sozinha.

Ouvindo Neil Young – Unknown Legend
Anúncios
One Comment leave one →
  1. 29/06/2009 16:47

    É Társião. Michael se foi. Mas pior do que isso é o que ficou.
    Sempre demora uma Eternidade para aparecer um revolucionário. Os caminhos mais modernos que Michael trilhou não me agradam. As coisas que vão de Thriller para trás eu acho sensacionais. Of the Wall tem guitarras Funks de foder a biela. Agora é inegável o poder exercido na massa ! Bater os Beatles ? De certa forma né ?
    Ele podeia dançar mais que qualquer um dos Beatles, mas nem de perto ele tem a musicalidade daquela banda. Aqueles sim são insuperáveis, mesmo que sejam outros tempos e que nem todo mundo possa compreender isso.

    Mas Michael tem que ser respeitado por revolucionar um mercado !!! Por fazer outras coisas que Betles algum poderia fazer.

    Belo texto man !

    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: