Skip to content

I’m a Man in Constant Sorrow – Traditional Bluegrass

01/06/2009

Queria comentar essa música aqui, que é bastante simples e muito bonita.

Tenho ouvido muito na versão da trilha sonora do filme O Brother, Where Art Thou?, dos Irmãos Coen. E tentado toca-la também (de forma bonita, tem alguns segredos e manhas…).

É uma música tradicional americana (não encontro uma fonte confiável sobre a composição dela), que inúmeros artistas já regravaram, cada um com seu jeito peculiar. O importante mesmo é que é um bluegrass (ritmo tradicional americano, com mistura de jazz e blues, bastante comum no sul dos EUA) bastante bonito e uma porta de entrada pra quem quer conhecer o ritmo.

Curiosidade: no álbum da trilha sonora, os créditos da música vão para os The Soggy Bottom Boys, que é a banda do George Clooney no filme. O detalhe é que a banda não existe e nunca tocou nada, é só fictícia, simplesmente dublavam. Assim, quem gravou as músicas foram artistas tradicionais do bluegrass, como Norman Blake.

Recomendo.

Abraços!

♣ Ouvindo: I’m a Man in Constant Sorrow – The Soggy Bottom Boys – O Brother, Where Art Thou?

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 02/06/2009 17:01

    Meu…. um detalhe curioso sobre esse filme é a presença do ilustre violonista Tommy Johnson, um cidadão negro, MUITO habilidoso no violão e que é encontrado por Clooney e sua trupe numa encruzilhada! Uma clara (e inteligente) referência ao Pai do blues, Mr Robert J! Abç

    • southamorican permalink
      03/07/2009 23:53

      O bluesman que aparece no filme, Tommy Johnson, interpretado por Chris Thomas King, é verídico. Aquela história de vender a alma ao diabo numa encruzilhada é baseada nele. Esta lenda depois passou a ser usada também para se referir ao Robert Johnson (os dois não eram parentes) mas teve origem com o Tommy, que fez suas primeiras (e espetaculares)gravações 8 anos antes do Robert, em 1928.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: