Skip to content

Jonas Brothers!?!?

26/05/2009

Eu tentei… mas não dá pra deixar de comentar a passagem desta pseudo-banda pelo Brasil.

Ok, não sou (ou somos) o público alvo da banda (sim, tratando-se de uma grande “jogada de marketing”, utilizemos os termos adequados). É uma banda feita para garotas pré-adolescentes que não entendem lhufas de música. E não querem entender.

Mas, o que mais me dá raiva nessa história toda é que eles são o ápice da música enlatada… da música feita com uma fórmula… do grupo planejado de todas as formas possíveis sem a menor preocupação com autenticidade, compromisso com a verdade.

Não tenho a ilusão de que grandes grupos não fazem marketing. U2, Rolling Stones, Beatles… são pioneiros e reis da arte de vender sua música e sua imagem. Mas eles são autênticos. Alguém duvida que Keith Richards é daquele jeito mesmo? Ou que o The Edge gosta mesmo de fazer linhas de guitarra com altos efeitos? Alguém duvida que, apesar dos cabelos, os Beatles tinham seus momentos geniais?

Mas, coisas como Jonas Brothers é o cúmulo do nojento. Não que os garotos tenham de ser queimados em praça pública. Eles são só o meio. Se não fossem eles a usarem aqueles anéis patéticos (e hipócritas, com toda certeza), seriam outros.

O maior problema que vejo aqui é a própria indústria. Não sou um grande conhecedor do negócio da música e entretenimento, mas o que observo é que essa estratégia de investir em bandas prontas gera lucro a curto/médio prazo, mas acaba com a indústria musical. Isso devido ao investimento que a indústria deixa de fazer em bandas que vão ter uma vida maior do que estas bandas enlatadas. Maior vida, maior lucro a longo prazo. E maior a possibilidade a indústria sobreviver sem precisar desses “booms” com bandas planejadas (e 99% sem nenhuma qualidade musical).

Fora que esse tipo de estratégia é ruim não só pra própria indústria, que dá um tiro no pé, mas também pro cenário em sí. Com cada vez um investimento menor em novas bandas autênticas, em bandas que fazem música de verdade (independente do estilo), a necessidade de se tornar independente e se estabelecer via internet e distribuição grátis de faixas é grande! E isso incentiva as pessoas a desacostumarem a pagar por música… e lá vai a indústria pro saco de novo!

Sim, e tudo isso só porque pensei: porra, e não é que esses Jonas Brothers, além de serem uma merda, tão fodendo com tudo!?

Abraços!

♣ Ouvindo: Matchbox – Jonny Lang – Lie to Me

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: