Skip to content

..: Stitched Up – Herbie Hancock e John Mayer

25/02/2007
Pop Jazz com bastante groove, dançante e gostoso de ouvir. Essa música é do álbum Possibilities, de Herbie Hancock, bastante criticado por alguns críticos e fãs do grande pianista de jazz, por ser um disco predominantemente Pop. Nele Hancock faz duetos com diversos artistas como Carlos Santana, Christina Aguillera e Sting, em músicas inéditas e regravações; mas sempre com um estilo Pop ás interpretações.

Esta é a melhor música do disco e a que mais se aproxima do estilo de Hancock. Isso se deve ao fato de John Mayer, seu duo nesta faixa, ser um artista que faz mais ou menos o que Jamie Cullum faz: Pop Jazz. A voz de Mayer é suave e gostosa de ouvir, e percebe-se que canta sem esforço e despretensiosamente.

A música começa só com John cantando e uma guitarra limpa, com tremolo e um pouco de reverb só pra “molhar” o som. A bateria logo entra com uma batida meio funk, meio jazz, mas com intenção claramente limpa e popular: nada de tempos quebrados e batidas fortes no contra tempo, só o bom e velho compasso quatro por quatro; simples e eficiente.

O timbre de guitarra durante a música é algo que merece atenção: limpo, com uma pequena saturação bastante marcante de amplificadores valvulados. Som “quente” e bastante smooth que só os bons amplificadores valvulados dos anos 60 e 70 (e suas réplicas atuais) têm.

Não dá pra deixar de falar do principal: Hancock. Participação discreta na música, somente nas horas necessárias, preenchendo a melodia com suas improvisações de blues e jazz que o fizeram tão famoso. Não espere nada dos virtuosismos de sempre. Herbie está econômico, mas sincero. Ouvindo, parece que faz solos e frases soltas com gosto, com um prazer tranqüilo e sem se preocupar com críticas: e ele pode.

É uma música pra quem quer curtir Pop, mas com uma qualidade bastante alta. Não é jazz na sua raiz, nem blues, mas é bom demais mesmo assim. Vale a pena!
Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: