Skip to content

..: Yer Blues – The Dirty Mac

13/02/2007
Esta é uma banda de um só show, sem disco gravado em estúdio, e que nunca mais se formou de novo. The Dirty Mac é considerada uma superband por um simples fato: reuniu numa mesma banda John Lennon (vocalista e guitarrista dos Beatles) como vocalista e guitarrista; Eric Clapton como guitarrista, Keith Richards (guiarrista e vocalista dos Rolling Stones) no baixo; e Mitch Mitchell (baterista de Jimi Hendrix) na bateria. Preciso falar mais alguma coisa?
Se formaram num concerto organizado em 11 de Dezembro de 1968 pelos Rolling Stones chamado Rock’n’Roll Circus (mais pra frente terá um post sobre o CD deste show que é maravilhoso) onde vários artistas participaram: The Who, Taj Mahal, Marianne Faithfull entre outros. E por alí pararam.
O Dirty Mac tocou somente duas músicas em sua maravilhosa “carreira”: Yer Blues e Whole Lotta Yoko (com Yoko e a violinista Ivry Gitlis). Yer Blues é uma música dos Beatles (do chamado White Album) que é ótima; porém na versão desta superband ganhou uma energia e uma vitalidade que a original nunca conseguiria ter. Lennon canta como nunca, com uma vontade e um timbre rasgado lindo (talvez por estar numa banda mais rock que sua original). Clapton faz um solo antológico, puro improviso de blues e rock’n’roll, com a cara do slowhand em sua melhor época. Richards flutua pela linha do baixo, fazendo coisas que só um guitarrista faria tocando baixo, que merece ter uma atenção especial quando ouvida (sem desmerecer qualquer baixista). E M. Mitchell é um “dos Hendrix”, não preciso falar mais nada.
Bem, o que posso dizer é: ninguém pode passar incólume a essa pérola do rock blues dos anos 60. É, sem dúvida alguma, uma das melhores músicas gravada na época. Obrigatória!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: