Skip to content

..: Tush – ZZ Top

04/02/2007
Esse trio texano de blues rock formado em 1969 é, no mínimo, curioso. Basta olhar a foto ao lado, e saberá o que estou dizendo: olhe essas barbas e essas roupas! Têm estilo, não?! Musicalmente, lembra bastante AC/DC, um hard rock, com blues. Porém, ZZ Top é mais blueseiro, mais americano, e tão estiloso quanto.

Tush, do álbum Fandango! (1975), mostra bem do que esse trio é capaz. Um rock blues nervoso, com um riff de guitarra bastante autêntico e forte: um soco no ouvido. Quem gosta de rock’n’roll já o ouviu em algum lugar (mas provavelmente não sabia que era dessa música). O riff se repete pela música inteira, e é tão marcante que é bem capaz que você se pegue cantarolando, sem perceber. O solo da guitarra não precisa de comentário: ouça! Dusty Hill, baixista da banda, é quem canta. Sua voz rouca, de bad boy texano, é a cara da música. Um vocalista delicado nunca cantaria Tush (e nem tente!).

O baixo é reto e marcado (na cabeça do tempo), assim como a bateria. Não é nenhuma obra prima melódica, harmônica ou rítmica, mas, quem disse que precisa?! Aliás, quem disse que essa era a intenção!? Não. Tush foi feita pra ser um rock blues bastante rasgado e com uma raiva intrínseca que dá a energia que você sente ao ouvi-la. É isso que atrai e é a marca registrada do ZZ Top: energia de sobra, rock blues rasgado e com personalidade, como só uma banda texana dos anos 70 pode fazer.

Obrigatório ouvir ao menos uma vez. Rock on, babe!
Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: